Comparar listagens

ESCLARECIMENTO SOBRE ISENÇÕES

Prezados Associados,

O Colégio Registral de Minas Gerais orienta que sejam sempre observadas as normas constantes da Lei de Emolumentos no que se refere à isenção para a prática de qualquer ato por notários ou registradores.

A Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais – SEF/MG esclareceu que somente a Lei nº 15.524/2004 pode conceder isenção, tendo em vista os emolumentos são taxas estaduais. É o que consta na decisão proferida em consulta realizada pelo Sinoreg-MG (Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais) no PTA n. 16.000303095-61/2009 . Assim, a SEF/MG orienta que, mesmo que haja lei federal tratando de isenções, a Lei Mineira de Emolumentos, qual seja a Lei Estadual nº 15.424/2004, deverá ser observada por Notários e Registradores de Minas Gerais. Pela sua importância, deve ser reproduzida a resposta respectiva da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais, por meio de sua Superintendência de Tributação, Diretoria de Orientação e Legislação Tributária:

RESPOSTA: 1, 2 e 3 – As isenções previstas em lei federal relativas a custas, emolumentos e outras taxas de competência do Estado de Minas Gerais somente deverão ser observadas quando incorporadas à legislação estadual, posto que o art. 151, inciso III, da Constituição da República/88, veda a instituição de isenções de tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou Municípios pela União. Portanto, o Estado não reconhece o instituto da isenção heterônoma.

Letícia Franco Maculan Assumpção
Presidente do Colégio Registral de Minas Gerais

Posts relacionados

Convocação de Assembleia Geral Ordinária do Colégio Registral

Colégio do Registro Civil de Minas Gerais, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ  ...

Continue lendo

CGJ-MG acolhe pedido do Recivil e define novo expediente para serviços registrais e notariais no dia 30 de dezembro

Em decisão emitida nesta segunda-feira (16), a Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais, de...

Continue lendo

ORIENTAÇÃO RELATIVA ÀS CARGAS E AO INFORME DE LIVROS À CRC NACIONAL

O Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais – Recivil esclarece os oficiais sobre...

Continue lendo