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A importância do Registro Civil

Porque o Registro Civil é importante?

Vejam só:

Nas fases mais importantes da vida das pessoas, o Serviço de Registro Civil está junto com elas.

Na vida de todas as pessoas, não só de algumas pessoas. Porque todo mundo nasce e morre. E alguns casam. E desses, alguns divorciam. Mas todos vivem.

E a vida, minha gente, é o bem mais precioso que temos.

Todos nós sabemos disso, mas vamos falar um pouco sobre isso, e o que isso tem a ver com o nosso Serviço. Isso, isso, isso… Repetitivo, não é? Mas vamos lá.

Temos de pensar muito, e gostaria que vocês me acompanhassem neste pensamento, que as pessoas nos procuram quando estão felizes com o nascimento do filho, felizes quando se casam, e tristes e infelizes quando perdem alguém querido.

Todos já passamos por essas situações. E o que buscamos, quando algo assim nos acontece? Principalmente solidariedade. Alguém que se alegre conosco, ou que chore conosco.

Vocês me perguntam agora: e daí? O que eu tenho com isso?

Tem, tem e tem.

O diferencial do nosso trabalho com a vida das pessoas é que podemos nos solidarizar com elas, em todas as situações.

Como? Como…

Um sorriso no rosto sempre traz mais facilidade de comunicação.

Uma atenção especial a alguém que se mostre indeciso ou perturbado com a situação que está vivenciando, talvez não entenda muito bem o que deve ser feito, ou não aceite a argumentação de que deve voltar e buscar mais alguns elementos para reforçar a sua declaração…

São tantas as situações que se nos apresentam no nosso dia a dia, no final ficam como um pacote para nós, mas, para quem está do outro lado do balcão, para quem está vivendo o “problema”, aquilo é único.

Então?

Primeiro ponto: sempre procurar resolver a situação de modo que a pessoa fique, se não inteiramente satisfeita, pelo menos com a certeza de que foi feito o possível para um final feliz. Mas claro, sem prejudicar o andamento do serviço ou criar uma situação de responsabilidade para o cartório. Descomplicar sem complicar.

E ainda, atendimento personalizado. Não massificar o atendimento, cada pessoa é uma pessoa, tem seu jeito próprio de enxergar o seu “problema”, pois parece que é sempre um “problema” que as traz até nós.

Segurança, agilidade, confiança, lembram?

Ter certeza do que falam, as informações devem ser corretas e completas, o serviço ágil, sem demoras desnecessárias, mostrar que o usuário pode confiar em vocês.

Boa apresentação, local agradável, sorriso no rosto.

Chovendo no molhado? Tenho certeza de que todos vocês sabem muito bem disso tudo que eu disse, mas só queria lembrar…

O meu pai sempre me diz: “Pense que você pode estar um dia no outro lado do cano da espingarda”. Significando que, em qualquer ocasião da vida, podemos estar dependendo de alguém para resolver um “problema” para o qual não temos solução.

E quantas vezes já não estivemos do outro lado do cano da espingarda? Na fila do banco, no consultório médico, no pronto atendimento… E ficamos pensando que não deveria ser assim, que o atendimento deveria ser mais cuidadoso, menos lento, mais personalizado…

E nós podemos fazer a diferença. Venham comigo. Juntos poderemos mais, e conseguiremos mais.

 

Maria Candida Baptista Faggion

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